Fonte: drfernandoalmeida.com.br

Dr. Fernando Almeida – Urologista da Unifesp

Os tipos de IU

 

Subdivisões:

 

Uma vez entendido o funcionamento da bexiga e da uretra, fica mais fácil entender as causas de incontinência urinária:

 

1. Incontinência Urinária de Esforço

A Incontinência Urinária de Esforço ocorre devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Essa condição leva a perda de urina quando você faz esforços com o abdômen, tais como tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou até mesmo andar.

 

2. Incontinência Urinária por Urgência

A Incontinência Urinária por Urgência acontece quando a bexiga está hiperativa, ou seja, contrai sem o seu comando ou desejo de que ela faça isso. Você pode sentir como se não conseguisse chegar ao toalete, um súbito desejo de urinar que pode ou não ser controlado. E algumas vezes, você pode perder urina sem nenhum aviso. Existem várias causas para essa condição. A bexiga pode tornar-se hiperativa devido uma infecção urinária que irrita a mucosa da bexiga ou por alterações nos nervos que normalmente controlam a bexiga. Em muitos casos, a causa pode não ser detectada.

 

3 - Incontinência Urinária Mista

A Incontinência Urinária Mista é uma combinação das duas condições anteriores.

 

4 - Incontinência Urinária por Transbordamento

A Incontinência Urinária por Transbordamento ocorre quando a bexiga não é esvaziada por longos períodos, tornando-se tão cheia, que a urina simplesmente transborda. Isso pode acontecer quando existe uma diminuição da sensibilidade da bexiga (você não percebe que a bexiga está cheia), quando existe uma fraqueza do músculo da bexiga ou obstrução na uretra que dificulta o esvaziamento normal. A principal causa de incontinência por transbordamento é um aumento da próstata com obstrução da uretra. Por essa razão, este tipo de incontinência é mais comum no homem. Fraqueza do músculo da bexiga e diminuição da sensibilidade pode ocorrer em ambos, homens e mulheres, mas isso é mais comum em pessoas com diabetes, uso crônico de álcool e outros problemas que levem à diminuição da função neuronal.

 

5 - Enurese Noturna

Enurese Noturna é a perda de urina que ocorre durante o sono.

 

Obs: Quando um indivíduo apresenta duas ou mais causas de incontinência, cada causa deve ser encontrada e tratada apropriadamente.

Toda a Linha

Dicas de Saúde

Novidades

Copyright © - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Perfect Image.